29 de mai. de 2016

Palavra de Vida - Outubro de 2015



"Felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo (Lc 10,23)

O mês de outubro é, desde 1926, por iniciativa do Papa Pio XI, um tempo especialmente dedicado à formação e ao aprofundamento da consciência missionária de todos os filhos e filhas da Igreja Católica. A Igreja é, essencialmente, desde a sua origem em Jesus Cristo, una, santa, católica e apostólica. Consequentemente é também missionária. "Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização! Convido-vos a mergulhar na alegria do Evangelho e a alimentar um amor capaz de iluminar a vossa vocação e missão" (Papa Francisco na sua Mensagem para o dia mundial das Missões
em 19-10-2015).

"Felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo (Lc 10,23)

"Queridos irmãos e irmãs!

Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso, continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu «em saída».

O Dia Mundial das Missões é um momento privilegiado para os fiéis dos vários Continentes se empenharem, com a oração e gestos concretos de solidariedade, no apoio às Igrejas jovens dos territórios de missão.

Trata-se de uma ocorrência permeada de graça e alegria: de graça, porque o Espírito Santo, enviado pelo Pai, dá sabedoria e fortaleza a quantos são dóceis à sua ação; de alegria, porque Jesus Cristo, Filho do Pai, enviado a evangelizar o mundo, sustenta e acompanha a nossa obra missionária. E, justamente sobre a alegria de Jesus e dos discípulos missionários, quero propor um ícone bíblico que encontramos no Evangelho de Lucas (cf. 10, 21-23)."

"Felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo" (Lc 10,23)

Vamos ao Evangelho escrito por São Lucas 10,1-12; 17-24

Vamos ler lentamente o Evangelho (Lc 10, 1 -12;17-24)! (Leitura Orante!)

"O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir.
2.E dizia-lhes: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita.
3.Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4.Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho!
5.Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!'
6.Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retomará a vós.
7.Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa.
8.Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9.curai os doentes que nela houver e dizei: 'O Reino de Deus está próximo de vós'. 10.Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:
11. 'Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!'
12.Eu vos digo: naquele dia, Sodoma receberá sentença menos dura do que aquela cidade.
13."Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e sentando-se sobre a cinza.
14.Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15.E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada!
16.Quem vos escuta, é a mim que está escutando; e quem vos despreza, é a mim que está desprezando; ora, quem me despreza, está desprezando aquele que me enviou"
17.Os setenta e dois voltaram alegres, dizendo: "Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome."
18.Jesus respondeu: "Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago.
19.Eu vos dei o poder de pisar em cobras e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo. Nada vos poderá fazer mal.
20.Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos céus".
21.Naquele mesma hora, ele exultou no Espírito Santo e disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado.
22.Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar".
23.E voltando-se para os discípulos em particular, disse-lhes: "Felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo!
24.Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós estais vendo, e não viram; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram".

"Felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo" Lc 10,23)

Vamos dialogar sobre quatro pontos da Mensagem Missionária do Papa Francisco.
1.    O que é Missão ad Gentes?
2.O que quer dizer "apoio às Igrejas jovens dos territórios de missão?
3.Em que consiste o ícone bíblico que encontramos no Evangelho de Lucas?
(Lc 10, 21-23)
      4.Qual o verdadeiro motivo da alegria do(a) missionário(a)?

"Felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo" (Lc 10,23)

Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual

Nenhum comentário: