29 de mai. de 2016

Palavra de Vida - Agosto de 2015



“Em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce” (1 Cr 29,12)

Esta palavra está no contexto de uma oração de adoração, louvor e ação de graças que o Povo de Israel fazia ao contemplar as maravilhas do universo e o amor demonstrado ao Povo Eleito. Ela está ao nosso alcance por que foi guardada na Bíblia, no 1º livro das Crônicas, capitulo 29, versículos 10 a 13. É a ultima oração do Rei Davi.

“Em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce” (1 Cr 29,12)

As comunidades hebraicas reunidas nas sinagogas e no Templo de Jerusalém cantavam essa oração:

“Bendito sejais vós, ó Senhor Deus. Senhor Deus de Israel, o nosso Pai, desde sempre e por toda a eternidade! A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade, pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra. A vós, Senhor, também pertence a realeza pois sobre a terra, como rei, vos elevais. Toda glória e riqueza vêm de vós! Sois o Senhor e dominais todo o universo. Em vossa mão se encontra a força e o poder; em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce! Agora, pois, ó nosso Deus, eis-nos aqui e, agradecidos, nós queremos vos louvar e celebrar o vosso nome glorioso.”

“Em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce” (1 Cr 29,12).

Agosto de 1971 foi o mês em que o Pólen nasceu. 44 anos depois temos muitas razões para viver este mês de agosto de 2015 como um tempo de adoração, louvor e ação de graças, vivendo esta Palavra:

“Em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce” (1 Cr 29,12)

E foi nos dias 26, 27 e 28 de Agosto de 1971, que aconteceu o primeiro Retiro Básico. Dia 27, dia de Santa Mônica († 387) e dia 28, dia de Santo Agostinho († 430), mãe e filho.

Mônica, exemplo de mãe cristã que rezava constantemente pela conversão do seu filho Agostinho, que na juventude, levado pelas ideologias do seu tempo, distanciou-se de Deus, a ponto de não saber voltar.

Seu coração tornara-se inquieto. Quando começou a suspeitar que sua inquietude e insatisfação pela vida que vivia era porque tinha se afastado de Deus, saiu à procura de Deus nas filosofias do seu tempo. Com a ajuda do Bispo de Milão – Santo Ambrósio foi dentro de si mesmo que encontrou Deus.

 “Em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce” (1Cr 29,12)

Ao longo desses 44 anos de Pólen são muitas as histórias de vida semelhantes às de Santo Agostinho de Hipona. É verdade também que alguns viram a Luz e a perderam de vista. “A Luz veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram”
(Jo 1,11)
.
São muitas também as mães com a fé, as lágrimas e as orações de Santa Mônica.

Vamos neste mês, de um modo particular, adorar, louvar e agradecer a Deus nosso Senhor as graças recebidas e as que estão vindo todos os dias. “Sois o Senhor e dominais o universo. Em vossa mão se encontra a força e o poder.

“Em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce.” (1 Cr 29, 12)

Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual

Nenhum comentário: