29 de mai. de 2016

Palavra de Vida - Abril de 2016



“Há pessoas que um dia foram iluminadas; que saborearam o dom do Céu e tiveram parte no Espírito Santo; que experimentaram o sabor da Palavra de Deus e os milagres do mundo vindouro e, no entanto, desistiram”.(Hb 6,4-6)

Quando, no recente Retiro de Renovação em 4 a 6 de Março, na Casa de Retiros Vila Fátima no Morro das Pedras, o tema de nossa espiritualidade que rezamos e meditamos foi o da Perseverança Cristã. Entre as muitas Palavras de Deus que ouvimos nesse 46º Retiro de Renovação sobre a perseverança Cristã, há uma que Deus nos enviou como um “alerta” em boa hora, e que colhi para ser também a nossa Palavra de vida no mês de Abril. Diz a Palavra de Deus:

“Há pessoas que um dia foram iluminadas; que saborearam o dom do Céu e tiveram parte no Espírito Santo; que experimentaram o sabor da Palavra de Deus e os milagres do mundo vindouro e, no entanto, desistiram”. (Hb 6,4-6)

Uma das ervas daninhas que entrou na vida de muitos cristãos nos dias atuais, é o relativismo com a perda de valores do Céu, vão entrando critérios tão pouco humanos que não representam valores para as gerações seguintes. “Tudo vale enquanto satisfaz”. Ao perder interesse, não tem mais valor. O Relativismo é um sistema de pensamento que nivela tudo aos interesses de cada um. É por isso que em muitas famílias desaparecem rapidamente, sem explicações, o amor e o respeito pelos valores religiosos (a Palavra de Deus, a oração, a Santa Missa, os mandamentos de Deus e os mandamentos da Igreja) e os valores da moral cristã. Pais e avós de vida cristã profunda e provada, convicta, vida exemplar tem filhos e netos ateus que estudaram ou estudam em colégios católicos, mas não assimilaram mais os valores da fé e da moral cristã.

“Há pessoas que um dia foram iluminadas; que saborearam o dom do Céu e tiveram parte no Espírito Santo; que experimentaram o sabor da Palavra de Deus e os milagres do mundo vindouro e, no entanto, desistiram”. (Hb 6,4-6)

Relembrando a nossa história de vida cristã desde o nosso batismo, encontramos muitos sinais que revelam o quanto temos sido amados pelas Três Pessoas da Santíssima Trindade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo já podemos evangelizar muitas pessoas. Queremos prosseguir neste ideal superando tudo o que possa miná-lo. Vamos lutar, para não desistir. Jesus Ressuscitado nos companha como fez com os discípulos de Emaús. Ele toma a iniciativa de vir ao nosso encontro e, se estivermos atentos à sua chegada na Palavra, na Santa Eucaristia, na Comunhão fraterna com os irmãos, nas orações, na partilha dos nossos bens nas obras de misericórdia... Ele nos leva a perseverar em nossa fé cristã em nossos compromissos
assumidos nos “SIM” de nossa vida.

Estamos entre as pessoas “que um dia foram iluminadas; que saborearam o dom do Céu e tiveram parte no Espírito Santo; que experimentaram o sabor da Palavra de Deus e os milagres do mundo vindouro” E sempre confiando na Divina Providencia, fazendo a Vontade de Deus, vendo Jesus Ressuscitado no outro, amando antes de falar, amando Nossa Senhora, vivendo a alegria pascal e agindo em silencio, não desistiram. (Hb 6,4 e Mística Pólen).

Vivamos o Tempo da Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo revitalizando o nosso Batismo e a nossa Fé.

Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual

Nenhum comentário: