29 de mai. de 2016

Palavra de Vida - Abril de 2015



“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8)

31 de Março de 1985 foi Domingo de Ramos. Na cidade de Roma estavam muitos jovens de diversas partes do mundo. Falava-se em 400 mil jovens.

Na tarde anterior, 30 de março, em frente à Basílica de São João de Latrão, a catedral da Diocese de Roma, numa tarde ensolarada, o Papa são João Paulo II entrou, às 16 horas, para um encontro com os jovens. Estava iniciando a 1ª Jornada Mundial da Juventude. O encontro com o Papa prolongou-se até o anoitecer. Pela primeira vez eu vi jovens subirem até onde o Papa estava. Dirigiram-se ao microfone e em nome de todos os jovens do mundo fizeram perguntas, as quais o Papa ia respondendo numa atitude de pai, mestre e amigo. Muitos desses jovens passaram a noite em adoração ao Santíssimo Sacramento, em diversas basílicas, e aproveitaram a hora da graça para o Sacramento da Confissão.

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8)

Já no dia seguinte, domingo 31 de Março, em grandes grupos, vinham chegando jovens à Praça de São Pedro no Vaticano para a benção dos Ramos e a Santa Missa. Às 10horas daquele domingo de Ramos, quando chegou, o Papa São João Paulo II Foi, primeiramente, até o obelisco no centro da Praça, onde abençoou os Ramos, que eram grandes e muito numerosos e pareciam uma floresta.
Em seguida, tomou seu lugar na procissão de entrada em direção ao Altar posicionado à frente da porta de entrada principal da Basílica de São Pedro.

Na liturgia da Palavra foi proclamado o Evangelho do jovem rico: “Alguém aproximou-se de Jesus e disse: Bom Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” (Mc 10,17-31).

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8)

Muitas Jornadas Mundiais da Juventude aconteceram de 1985 até hoje. Muitas em nível diocesano e muitas em nível internacional.

Em julho de 2016 dar-se-á a XXX Jornada Mundial da Juventude, para a qual recebemos uma mensagem do Papa Francisco, convidando-nos a nos prepararmos para a mesma.
  
“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8)

Esta mensagem do Papa Francisco, de 31 de janeiro de 2015, será a nossa Palavra de vida para os meses de Abril e Maio, por todo o Tempo da Páscoa.

Rezemos muito a Mensagem do Papa Francisco, com a riqueza de suas reflexões, conselhos e motivações!

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8)

Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual

Nenhum comentário: