2 de jun. de 2013

Palavra de Vida – Junho de 2013


“Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Ro 13, 14)
Revestir-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo é mais do que trajar uma túnica semelhante à sua, como fazem alguns jovens na 5ª feira santa para representar os Apóstolos no lava-pés. Não é também revestir-se com uma túnica semelhante aquela que revestia Jesus na 5ª feira santa quando ele foi preso no horto das Oliveiras. Era uma túnica especial de festa, tecida de alto a baixo e que os soldados não quiseram rasgar para que cada um levasse um pedaço. Depois de rompida, não seria mais a túnica de Jesus: símbolo da unidade. Preferiram sorteá-la entre eles, e quem a levou, levou-a manchada com sangue do Senhor.
“Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Ro 13, 14)
A túnica de Cristo que nos deve acompanhar até a morte é a nossa veste batismal.Quando a recebemos, logo após o nosso Batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a Igreja que nos acolheu, como um novo membro do Corpo Místico de Cristo, disse-nos: “... nasceste de novo e te revestiste de Cristo, por isso traze esta veste branca. Que teus pais, padrinhos, familiares e todos os que foram batizados antes de ti, te ajudem por sua palavra e exemplo, a conservar a dignidade de filho de Deus até a Vida Eterna.”
“Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Ro 13, 14)
Revestir-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo é cultivar em nós o estilo de vida de Jesus, seu jeito de amar, de ser e de agir. Sua hierarquia de valores e virtudes. Que todos os que não conhecem Jesus, possam vir a conhecer, amar e encantar-se por Ele. E assim, o que temos a ensinar é Jesus Cristo Crucificado e Ressuscitado. Revestir-nos dele é educar-nos na fé cristã, à luz dos Santos Evangelhos a exemplo dos Apóstolos, dos Santos e Santas e da Santíssima Virgem Maria.
“Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Ro 13,14)
Quando, em breve, acompanharmos os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, teremos a oportunidade de ver muitos jovens de todo o mundo revestidos com os ideais de Jesus. E, o Papa Francisco irá repetir, certamente, a todos os jovens do mundo no Rio de Janeiro: “Ide, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). E vamos também perceber que os mesmos ideais são os que nos moveram até aqui e nos sentiremos animados a entrar como sal da terra, luz do mundo, fermento na massa e evangelho vivo na vida das novas gerações.“Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Ro 13,14)
Para abraçarmos com novo ardor, novos métodos e novas expressões a missão da Nova Evangelização, precisamos estar, sempre mais revestidos do Senhor Jesus Cristo.

Entre os intercessores da JMJ, estão:
A) A Santa Madre Paulina, que desenvolveu a graça do seu batismo através da sua caridade para com a Sra. cancerosa e marginalizada em Vígolo numa dedicação heróica, que frutificou em sua vida desde a juventude até a sua morte aos 73 anos em grandes obras de evangelização a partir da misericórdia.

B) A beata Albertina Berkenbrock, que aos 12 anos, quando sofreu o martírio em São Luiz, na Vargem do Cedro, Município de Imaruí, testemunhou fidelidade heróica em 15 de junho de 1931, para defender sua virgindade e ser fiel à santa vontade de Deus.

C) Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, que foi fiel em grau heróico no desempenho de sua missão de sacerdote missionário Franciscano em Guaratinguetá – SP, no dia a dia do seu discernimento vocacional, no exercício diário da sua vida de frade franciscano e sacerdote missionário.

D) Tantos outros e outras personalidades como Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia. Inhá Chica (Francisca de Paula) beatificada em Minas Gerais. Viveu heroicamente a cegueira dedicando-se totalmente à oração pelos que a procuravam com seus pedidos de intercessão e de benção.
Todos estes e muitíssimos outros apresentando-se a Deus no final dos seus dias estavam revestidos do Senhor Jesus Cristo.

Que a JMJ reacenda em nós este Ideal.

Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual

Nenhum comentário: