7 de dez. de 2012

Palavra de Vida - Dezembro de 2012

\\\\\\
“Vem, Senhor Jesus” (Ap 22,20)
\\\\\\\
“Vem, Senhor Jesus” é uma das muitas orações que aprendemos com a leitura orante da Palavra de Deus. É o penúltimo versículo do Apocalipse que, como sabemos, é o ultimo dos livros sagrados da Sagrada Bíblia. Nós devemos o Apocalipse ao Apóstolo e Evangelista São João que o escreveu e, ao Divino Espírito Santo que o inspirou.
São João encontrava-se exilado na Ilha de Patmos “por causa da Palavra de Deus e do seu testemunho da fé cristã.”
\\\\\\\\\\\
“Vem, Senhor Jesus” (Ap 22,20)
\\\\\\\\\\\
A Igreja, através dos séculos, sempre teve presente esta oração na liturgia. Foi sempre a oração de fundo de todas as orações cristãs. Ela é expressão da nossa fé em todas as promessas que Jesus fez de estar sempre conosco, como esta: “Eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20)
\\\\\\
“Vem, Senhor Jesus” (Ap 22,20)
\\\\\\\\\\
Saber que Jesus ressuscitou e que ele marcou pontos de encontros conosco ao longo do nosso caminho de fé: sempre foi o mais forte motivo de nossa esperança e alegria cristãs. Os mártires cristãos, desde o passado mais distante até o tempo presente da Igreja, são testemunhas do quanto cremos que Jesus está vindo ao nosso encontro para nos levar consigo à Casa do Pai. Por isso, em todos os momentos, circunstâncias e situações de nossa vida dizemos: “Vem, Senhor Jesus”.
 \\\\\\\\\\\\
“Vem, Senhor Jesus” (Ap 22, 20)
 \\\\\\\\\\\\
No decorrer do Concílio Ecumênico Vaticano II, há cinquenta anos, houve uma reflexão ampla e profunda de toda a Liturgia da Igreja. Foi também quando esta oração messiânica “Vem, Senhor Jesus” foi introduzida na liturgia Eucarística da Santa Missa de uma forma muito sábia, como se fosse uma oração que faltava no rito sagrado da grande Oração Eucarística. ”Anunciamos Senhor a Vossa morte e proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde Senhor Jesus”.
 \\\\\\
“Vem, Senhor Jesus” (Ap 22,20)
 \\\\\
Nestes dias de Advento de 2012, no contexto do Ano da Fé e da Jornada Mundial da Juventude rezemos sem nos cansarmos “Vem, Senhor Jesus”, e edifiquemos a nossa vida e a vida de toda a Igreja com o horizonte que a graça recebida nesta oração nos dará. Seja também a grande motivadora para o Natal de 2012.
 \\\
“Vem, Senhor Jesus” (Ap 22, 20)
 \\\\\
Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual do Movimento Pólen

Nenhum comentário: